dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Cebola      
Muda de cebola mais sadia e livre de herbicidas
Sementeira para controle físico de ervas espontâneas garante mais economia com mão-de-obra, mudas sadias e isentas de doenças
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
31/05/2011

Com a produção orgânica cada vez mais em alta no mercado, surgem novas tecnologias e técnicas para facilitar a vida do produtor voltado para esse tipo de cultura. Um exemplo disso é a sementeira com controle físico das ervas espontâneas da cebola, desenvolvida pela Epagri Estação Experimental de Ituporanga. O sistema promete diminuir o custo do produtor com mão-de-obra, além de gerar mudas mais sadias e uniformes, devido a não utilização de adubos químicos ou herbicidas.

Segundo Hernandes Werner, pesquisador na área de agroecologia da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), esse sistema se utiliza de folhas de jornal ou bobina de papel, com gramatura de 80g/m². Uma bobina de 20kg cobre em torno de 400m² de canteiro.

— Esse papel é depositado sobre a superfície do canteiro e, sobre esse material, se coloca uma camada de 2cm a 4cm de composto, que é um material que pode ser produzido na propriedade ou comprado de empresas que o produzem, o que não deixa de ser um adubo orgânico de qualidade, produzido a partir de resíduos de animais e palhada — explica o pesquisador.

Ele afirma que, quando o produto está pronto para o uso, é guardado para ser usado na sementeira. Então, coloca-se a folha de papel, uma camada de composto, faz-se a semeadura sobre esse composto e cobre-se a semente com uma camada fina de serragem. A partir daí, é só irrigar e manter o canteiro bem trabalhado.

— Normalmente, as ervas nascem do solo. Como colocamos uma folha de papel, a raiz das ervas, ou mesmo a raiz da cebola, consegue perfurar o papel. Mas, lá embaixo, quando a semente quer germinar, a folha dela não tem estrutura para perfurar o papel. Então, ela acaba germinando, mas morre embaixo do papel — diz.

Werner fala ainda que o objetivo do trabalho é reduzir a mão-de-obra no sistema agroecológico, onde não se podem usar herbicidas químicos para o controle de mato. Portanto, controla-se esse mato com a técnica descrita acima para produzir mudas no sistema orgânico.

— Conseguimos produzir mudas isentas de doenças e bem vigorosas. Se o sistema não fosse utilizado, precisaríamos usar mão-de-obra de cinco a seis pessoas por dia para remover as ervas dos canteiros — completa o pesquisador.

Ele acrescenta que as ervas espontâneas competem com as plantas por nutrientes e, principalmente por mão-de-obra. Isso porque, em vez dessa mão-de-obra cuidar de outras atividades, precisa cuidar da produção de mudas, tirando as ervas do meio dos canteiros, o que encarece a produção. Já com o sistema, Werner garante que o produtor consegue obter mudas mais sadias e mais uniformes, pois não usa adubo químico, herbicidas e muitas pulverizações para o controle de pragas.

—Podemos dizer que também usamos algumas pulverizações, mas são nutrientes que oferecemos via foliar para deixar as plantas mais resistentes e evitar a ocorrência de doenças nos canteiros — afirma.

Werner conta que o sistema já é utilizado em Santa Catarina e Rio Grande do Sul por agricultores orgânicos. Ele diz também que o custo do sistema é totalmente coberto, já que o produtor economiza na hora da compra ou fabricação de compostos, além de economizar em relação ao uso de insumos.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Epagri através do número (48) 3239-5500.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Orgânica
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada